O jogo não avançou enquanto seus concorrentes apresentavam novos recursos.
(Kate Cox- Kotaku) Hoje eu acordei mais cedo e peguei minha recém-chegada edição de World of Warcraft para começar a jogar com minha nova Pandaren. Eu continuo não gostando do estilo de arte do WoW – eu nunca gostei, é uma preferência pessoal – mas tive de admitir que os tons de azul vivo na maria-chiquinha da minha panda eram muito fofos. Mesmo eu não gostando do jeito que ela corria, eu ainda podia observar a linda paisagem enquanto ela esfaqueava as coisas que apareciam em seu caminho. O jogo começou bem, ainda que um pouco devagar.
Depois de meia hora de jogo, eu cometi o meu primeiro erro: tentei jogar uma adaga enquanto corria em direção ao meu alvo. Uma mensagem de erro apareceu no topo da tela, lembrando que eu não poderia atirar uma adaga em movimento. Eu parei, e lancei a adaga novamente, esperando para que o alvo corresse até o alcance das minhas outras armas de combate.
Meu segundo erro foi tentar esquivar dos chutes de um fantasma de monge Pandaren. Eu corria em círculos, parecendo uma idiota tentando me esquivar dos golpes, mas não é possível evitar ataques quando você está marcado como alvo. Eu não conseguia me esquivar ou rolar, e, mais uma vez, não podia atacar em movimento.
Meu terceiro erro aconteceu enquanto eu estava mexendo em minhas novas armas e armaduras no inventário. Eu esperava desesperadamente por um balãozinho flutuante comparando os equipamentos atuais com os que eu havia acabado de adquirir, mas nada aconteceu.
Depois de uma hora de jogo e uma santa xícara de café, eu cheguei à conclusão de que esses pequenos erros que eu insistia em cometer e as previsões que eu tentava fazer sobre o comportamento do jogo aconteceram porque tenho jogado Guld Wars 2 no último mês, além de outros MMORPGs mais novos, como o The Secret World.
World of Warcraft não funciona como Guild Wars 2. Ele se comporta exatamente como World of Warcraft. Se não fosse em um horário tão vazio, eu provavelmente teria sacaneado algum outro usuário, roubando alguma kill ou item sem querer. Não por malícia, mas por falta de prática. Os novos jogos me ensinaram que devo correr para ajudar em vez de esperar a minha vez.
O que percebi de Mists of Pandaria com esta minha primeira e rápida experiência foi que, mesmo com os conteúdos mais novos, World of Warcraft continua o mesmo de sempre – é um produto de seu tempo, mas que agora parece arcaico. WoW não inventou os MMORPGs, mas, quando foi lançado em 2004, ele melhorou tanto o gênero que se tornou sucesso gigantesco. Desde então, muitos MMORPGs têm sido acusados de copiar o jogo da Blizzard.
Para alguém que nunca tenha jogado World of Warcraft, as pequenas mudanças no gênero e na indústria demonstram uma verdadeira evolução nos últimos oito anos e destacam quão vazia essa acusação de plágio se tornou. O combate estático de WoW foi substituído por combates dinâmicos e movimentos mais fluidos nos jogos mais novos.
Táticas individualistas e baseadas em clãs para evoluir o mais rápido possível em um jogo online foram substituídas por um senso maior de espaço e participação em Guild Wars 2. Cem jogadores poderiam ficar na mesma área em Pandaria e, ainda assim, ninguém se importaria com nada além da própria lista de quests. Se eu presto atenção em outros jogadores, é porque na verdade eles estão sendo um obstáculo. O jogo não oferece nenhum mecanismo de ajuda verdadeira entre os jogadores, pelo menos nos níveis iniciais.
Eu posso sair do caminho manjado das trilhas de Pandaria se eu quiser, mas não teria porquê fazê-lo. Eu não encontraria nenhum ponto de observação de um bela paisagem (vide Guild Wars 2) ou artigos colecionáveis escondidos por aí. Sair da estrada em WoW não significa achar uma aventura nova e empolgante - só significa que terei de achar uma maneira para voltar para a estrada principal.
Depois de um mês em Guild Wars 2, eu entrei em Mists of Pandaria e me senti em uma máquina do tempo que mostra o quanto o gênero MMORPG já evoluiu – e como as inovações de World of Warcraft que antes arrasavam agora só… estão lá. O Rei dos jogos online agora está velho ao ponto em que poderia parar e aprender uma coisa ou outra com seus irmãos mais novos.
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